Como se proteger ao usar Wi-Fi e computadores públicos?


Navegar por Wi-Fi e compuatdores públicos precisa de alguns cuidados (Foto: Reprodução/Gizmag) 
Os hotéis dispõem de computadores para seus hóspedes usarem a Internet para checar e-mails, acessar o serviço de bancos, etc. E isso pode ser muito perigoso. Segundo alerta do Serviço Secreto dos Estados Unidos, ladrões estão instalando Keyloggers em computadores públicos, como os de hotéis. O malware rouba informações dos usuários, como dados bancários e pessoais.
Para evitar a ação dos cyber criminosos, o ideal é utilizar seu próprio dispositivo. Porém, ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados ao usar uma rede de Internet sem fio. Confira nossas dicas e fique seguro:

Memória de logon desativada
Nunca salve seu login (a identificação do usuário) e senha em sites quando estiver usando computadores públicos. Desative o recurso de logon automático (que salva seu nome e senha) oferecido por sites.
Encerre a navegação corretamente
Sempre saia de sites clicando no botão "Sair", pois fechar o navegador ou digitar outro endereço de web não é suficiente.
Esteja sempre por perto
Quando estiver usando o seu ou qualquer outro computador em algum lugar público, não se afaste do dispositivo quando este exibir telas com informações confidenciais. Se precisar se ausentar por alguns momentos, feche todas as janelas e programas que apresentem esses dados.
Observe as pessoas ao seu redor
Quando usar o computador em local público, sendo ele seu ou não, fique atento se alguém está prestando atenção em você e nas suas ações pelas suas costas para que ninguém obtenha informações suas sem o seu consentimento.
Não deixe rastros
Quando acabar de usar um computador público, é fundamental limpar todo o histórico de navegação, os cookies e também todos os arquivos de Internet temporários. Busque o recurso na barra de ferramentas de seu navegador. Certifique-se de que deletou mesmo todas essas informações.
Uso de rede Wi-Fi pública requer precauções
Desative o compartilhamento de arquivos e dados nas configurações do seu computador ou do seu smartphone quando for usar uma rede Wi-Fi pública. Assim, ninguém conseguirá invadir seu dispositivo.
Para isso, acesse o "Painel de Controle" do seu computador Windows pelo menu "Iniciar", no canto inferior esquerdo de sua tela. Clique em "Rede e Internet" e, depois, em "Central de Rede e Compartilhamento". Selecione "Alterar configurações de compartilhamento avançadas" e desative as opções de compartilhamentos e conexões.




Desativando o compartilhamento de arquivos e dados nas configurações do computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)


No Mac, basta ir até as "Preferências do Sistema". Em seguida, selecione "Compartilhando" e desative todas as opções.
Acesso à conta bancária é perigoso
Evite fazer transações financeiras em um computador público que possam revelar senhas ou informações pessoais valiosas, como números de cartão de crédito, por exemplo. O dispositivo pode conter algum programa instalado que repasse seus dados a um hacker.
Procure uma conexão mais segura
Obtenha uma VPN (Virtual Private Network, em português "Rede Privada Virtual") para navegar em uma rede pública com mais segurança.
Atenção ao acessar Wi-Fi hotspot
Desative a conexão automática do seu computador ou smartphone para Wi-Fi hotspot (o nome dado ao local onde a rede está disponível). Assim, você evita a conexão a redes maliciosas criadas exclusivamente para roubar informações de usuários desavisados.


Desative a conexão automática do seu computador ou smartphone para Wi-Fi hotspot para evita a conexão a redes maliciosas  (Foto: Reprodução/LaptopMag)


Crie mais dificuldades
Configure seu e-mail e outros serviços da Internet para o logon em duas etapas. Além do login e senha, o site envia um código via SMS. Assim, um criminoso que obtenha a sua senha não conseguirá acessar sua caixa de e-mails, por exemplo.

Nunca salve documentos e arquivos em um computador público. Opte por salvar em um serviço de armazenamento em nuvem confiável. O pendrive exige mais proteção, pois pode ser contaminado por vírus presentes no aparelho usado.
E por fim, reinicie o computador público quando terminar de usá-lo. Dessa forma, seu arquivo de paginação e todas as suas ações a partir da memória RAM não estarão mais registradas.
Postado em:TecTudo
Como se proteger ao usar Wi-Fi e computadores públicos? Como se proteger ao usar Wi-Fi e computadores públicos? Reviewed by Caetés Online on 22:10 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.