Como saber quais programas estão deixando o seu PC lento; veja dicas

A lentidão no sistema operacional do computador depende de uma série de fatores que, direta ou indiretamente, podem estar relacionados aos softwares que estão instalados na máquina. Portanto, instalar vários programas pode ser, ou não, um dos problemas na velocidade do PC. Quer avaliar por que seu computador está lento? Então confira as dicas a seguir e tente solucionar o problema.

Lentidão no computador é uma das principais insatisfações de usuários (Foto: Reprodução)Lentidão no computador é uma das principais insatisfações de usuários (Foto: Reprodução/Semp Toshiba)
Diferenças entre HD e RAM
 
Para muitos usuários isso é ponto batido, mas algumas pessoas não sabe bem a diferença entre a memória do disco rígido e a RAM, e isso é fundamental para entender a origem da lentidão. O HD (hard disk) é o espaço virtual no qual os programas ficam armazenados. Enquanto o usuário não abrir um programa, ele não demandará trabalho ao processador - quem controla todas as operações do computador. Isso significa dizer que, a princípio, não importa quantos softwares estão na máquina.
A memória RAM, por sua vez, é para onde vão todos os dados necessários para o funcionamento de um software quando aberto. Por essa razão ela recebe o nome de Memória de Acesso Aleatório (do inglês, Random Access Memory), já que guarda as informações não sequenciais que estão sendo acessadas naquele momento. É ela que precisa ser um tanto maior para aumentar a velocidade do computador (além da capacidade do processador, é claro). Assim, a lentidão acontece quando são abertas muitas aplicações simultaneamente, já que com isso a RAM pode ficar sobrecarregada.
Memória de Acesso Aleatório, ou simplesmente RAM (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons) (Foto: Memória de Acesso Aleatório, ou simplesmente RAM (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons))Memória de Acesso Aleatório, ou simplesmente RAM (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/CC)

O problema é que o espaço no HD pode impactar indiretamente na velocidade de processamento. Se o PC tem pouca memória RAM, ele vai usar o espaço livre do disco como memória virtual, funcionando como uma espécie de cache para os programas em execução. Portanto, máquinas mais antigas, ou que estejam rodando aplicações muito pesadas, podem tentar realizar essa técnica. Quanto menos espaço livre, mais lento o computador vai ficar.
Rodando em segundo plano
Outra forma de um programa instalado interferir na velocidade é quando ele cria registros na inicialização do sistema operacional. Isso acontece com antivírus, softwares diagnósticos, bem como todos os que abrem assim que o computador é ligado. Como eles rodam em segundo plano, estão sempre usando um pouco da memória RAM, ainda que em percentuais mínimos.
Para reduzir esse efeito, o usuário pode determinar quais softwares deseja que sejam executados na inicialização do sistema e quais não são necessários. Basta pressionar as teclas de atalho “Windows + R” e digitar “msconfig” (sem aspas) na janela “Executar”. Será aberta a ferramenta de “Configuração do Sistema”, na qual é preciso abrir a opção “Inicialização de Programas” e desmarcar as opções indesejadas. Atenção para não desmarcar alguma ferramenta essencial na inicialização do sistema.

Janela de Configuração do Sistema (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de Configuração do Sistema (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Limpeza do sistema
Caso precise de uma análise mais profunda sobre os registros, o usuário pode utilizar programas que fazem checagem e limpeza automáticas. Anti-Spywares costumam ser eficientes em identificar programas que alteram os registros, uma vez que softwares espiões agem dessa forma. Algumas boas opções são o Spyware Terminator, o SuperAntiSpyware e o Spybot – Search & Destroy.
No entanto, instruções de programas já desinstalados podem ficar no registro do sistema, causando lentidão. Nesse caso, programas como CCleaner podem ser usados para eliminar de vez esses comandos evitando que o computador perca tempo ao acessar informações inúteis. Já aplicativos como Advanced SystemCare e Glary Utilities ajustam erros e eliminam arquivos e softwares inúteis no PC.
 
VIA:TECH TUDO
Como saber quais programas estão deixando o seu PC lento; veja dicas Como saber quais programas estão deixando o seu PC lento; veja dicas Reviewed by Caetés Online on 14:47 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.