Dois brasileiros estão em Comitê que vai definir futuro da Internet

Passado o evento NetMundial, agora, representantes de grupos setoriais trabalham juntos para formar comitê que vai elaborar uma proposta para nortear a migração dos trabalhos da Iana, sigla em inglês para Autoridade para Designação de Números da Internet, para, ao que tudo indica, uma entidade multissetorial.

A IANA é um departamento da ICANN (em português, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), cujo controle, até agora, é exercido pela NTIA, agência dos EUA responsável por aconselhar o presidente nos assuntos envolvendo políticas de telecomunicações e de informação.

O atual contrato do governo dos Estados Unidos com a ICANN para gerenciar as funções técnicas de DNS expira em 30 de setembro de 2015, podendo ser estendido por até quatro anos, se a comunidade precisar de mais tempo para desenvolver a proposta de transição. Desde que os Estados Unidos anunciaram sua saída, entidades do mundo todo vêm se organizando para debater como será a feita a transição e quem ficará na coordenação.

Durante o NetMundial, realizado entre 23 e 24 de abril, em São Paulo, o governo dos Estados Unidos se opôs a um modelo multilateral, apontando, entre as condicionantes para a transição, que apoiam o modelo multissetorial (multistakeholder). Os EUA também deixaram claro que não vão aceitar uma proposta de transição que substitua o papel NTIA com uma solução conduzida por algum governo ou uma solução intergovernamental.

O NetMundial foi aclamado por seus participantes por indicar uma série de princípios que devem reger a internet, como a neutralidade de rede, a liberdade de expressão e o direito de acesso. A consolidação destes princípios foi o grande legado, como explicou para a Abranet ,Vanda Scartezini, representante para a América Latina da ONG PIR.  

Reportagem publicada no portal da Abranet (www.abranet.org.br)

Noticia completa em: http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/dois_brasileiros_estaeo_em_comite_que_vai_definir_futuro_da_internet
Dois brasileiros estão em Comitê que vai definir futuro da Internet Dois brasileiros estão em Comitê que vai definir futuro da Internet Reviewed by Caetés Online on 10:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.